Entre ou Cadastre-se

Entre ou Cadastre-se

Se gostou... Compartilhe!

4 Benefícios das atividades sensoriais para crianças com Autismo

Benefícios das atividades sensoriais para crianças com autismo:

  1. Estimular desenvolvimento neural
  2. Melhorar habilidades sociais
  3. Acalmar
  4. Estimular os sentidos.

As atividades sensoriais são benéficas para todas as crianças, mas principalmente para as crianças com autismo.

As crianças com TEA — Transtorno do Espectro Autista — têm necessidades e comportamentos únicos, mas também características em comum, como dificuldades de comunicação e no processamento de informações sensoriais.

A sensibilidade aos estímulos do ambiente pode ser com sons altos, luzes que piscam, movimentos, cheiros e texturas. Essas necessidades sensoriais fazem com que muitos ambientes causem angústia nas crianças com autismo.

Pensando nisso, escrevemos este artigo com dicas de atividades sensoriais. Confira!

Benefícios das atividades sensoriais para crianças com autismo

Alguns dos benefícios das atividades sensoriais para as crianças com autismo são:

Estimular desenvolvimento neural

1 – Estimulam o desenvolvimento das vias neurais e melhoram o processamento sensorial;

Fazer novas conexões neurais depende da experiência e do ambiente de um indivíduo. Podemos melhora-la por meio de exercícios, nutrição equilibrada, evitar contato agentes tóxicos, e nos envolver em situações cognitivas exigentes e novas.

Melhorar habilidades sociais
2 – Melhoram as habilidades sociais, como comunicação e cooperação, e desenvolvem a coordenação motora;

As habilidades sociais são essenciais para que as crianças com autismo possam se desenvolver, fazer amigos e aprender. LEIA TAMBEM >> HABILIDADES SOCIAIS PARA CRIANÇAS AUTISTAS.

Muitos podem ter a ideia errada de que os autistas não têm habilidades sociais, mas hoje já sabemos que as habilidades sociais das pessoas com TEA são apenas diferentes na maioria dos casos. Ser autista significa ter uma forma diferente de socializar, que precisa ser compreendida e acolhida.

Acalmar
3 – Acalmam as crianças quando elas estão agitadas.

Eles reduz a ansiedade, aumenta a capacidade de resolução de problemas, permite que surjam idéias novas. Podem, também, ajudar crianças zangadas, agressivas ou frustradas a acalmarem-se e repensarem algumas situações.

Estimular os sentidos
4 – As atividades sensoriais estimulam os sentidos — tato, olfato, paladar, visão e audição — e são benéficas para todas as crianças, principalmente para aquelas com autismo.

Várias atividades podem estimular o desenvolvimento sensorial

– Toque de texturas. Se a criança sente um incômodo fora do normal ao tocar em determinadas texturas, o terapeuta vai estimular esse contato aos poucos. …

– Brincadeiras com formas. …

– Toque do nariz. …

– Balanço e gira-gira. …

– Tapete sensorial. …

– Trenzinho humano. …

– Estímulo com pressão.

Veja agora algumas opções de atividades sensoriais para fazer em casa ou na escola.

Instrumentos musicais caseiros

Criar instrumentos musicais é uma atividade divertida e as crianças adoram! Você pode encher garrafas de plástico com arroz ou feijão para fazer chocalhos, usar colheres de madeira e potes de plástico para fazer tambores e tampas de garrafa ou conchas para fazer sinos.

Pintura com pegadas

Para esta atividade, você precisa de um rolo de papel e algumas bandejas com tinta. A ideia é criar pinturas livres usando os pés — as crianças pisam nas bandejas e passeiam pelo rolo de papel.

Jogo de degustação

Neste jogo, as crianças experimentam diferentes tipos de comida com os olhos vendados e, em seguida, tentam adivinhar o que é. A escolha das comidas depende do gosto das crianças, mas este jogo pode ser uma boa forma de introduzir novos sabores e texturas.

Massinha de farinha

Em um recipiente grande, misture farinha e água até obter uma consistência massuda. Com a massinha de modelar de farinha vocês podem deixar a criatividade solta para criar diferentes formas!

Brinquedos congelados

Essa atividade deve ser preparada com um ou dois dias de antecedência. Encha uma caixa de plástico que caiba no freezer com um pouco de água, coloque alguns brinquedos pequenos e congele. Desenforme o bloco de gelo e peça à criança para tirar os brinquedos de lá, usando ferramentas como borrifadores com água morna, martelos de brinquedo, etc.

Caixa de areia

A maioria das crianças adora brincar com areia! Construa uma caixa de areia e insira baldes, moldes, peneiras e pequenos brinquedos para as crianças poderem brincar e usar a imaginação.

Caminhada sensorial

Construa um caminho repleto de texturas diferentes, mas confortáveis como bolas de algodão, areia, penas, folhas secas, água, etc. Peça para as crianças percorrerem a trilha sensorial devagar, parando um pouco para sentir cada textura.

Classificação de formas

Em uma lata grande ou assadeira coloque feijão, arroz ou macarrão e adicione alguns itens pequenos, como botões grandes em vários formatos. Em seguida, peça para a criança pescar esses objetos com pinças ou com os dedos e separá-los de acordo com características em comum, como tamanho ou cor.

Local de construção

Para começar, você precisa de um recipiente ou caixa rasa de plástico. Em seguida, preencha o terreno do seu canteiro de obras com papel picado, papel de seda amassado e rasgado ou areia. Se tiver caminhão de brinquedo use também. A ideia é brincar de construir prédios, casas ou usar a criatividade para diferentes obras!

As atividades sensoriais são benéficas para todas as crianças, mas para as crianças com autismo elas são ainda mais indicadas, pois ajudam a desenvolver o processamento sensorial.

Por isso é muito importante que elas façam parte do planejamento pedagógico na Educação Infantil e também que os pais possam realizá-las em casa com seus filhos.

Além disso, as atividades sensoriais estimulam a interação social e a comunicação, habilidades muito importantes e que devem ser estimuladas em crianças com autismo.

Buscamos dar dicas de atividades sensoriais que podem ser desenvolvidas individualmente ou em grupo. No entanto, muitas brincadeiras que fazem parte da infância, também estimulam o desenvolvimento sensorial, como quebra-cabeças por exemplo.

O importante é criar um espaço onde a criança se sinta confortável para experimentar essas atividades sensoriais.

Se você tem mais dicas de atividades sensoriais para crianças com autismo, deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Conheça nossos produtos para desenvolvimento sensorial e autismo: CLIQUE AQUI

Referência da matéria: Instituto Neurosaber

Produtos Relacionados

Mais Populares:

Sites Parceiros:

Comentários

0 0 votos
Classifique
Inscrever-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários