O que é PEI?
Mas o que é PEI?
O PEI – Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é uma ferramenta para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com alguma limitação ou dificuldades para aprender.
É um recurso pedagógico que observa as necessidades individuais de cada aluno.
Em pouca palavras o PEI é um documento norteador do trabalho educacional. Tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que sejam compatíveis com as necessidades individuais dos estudantes.
Deve ser elaborado com base numa avaliação aprofundada dos pontos fortes e das necessidades que afetam a habilidade de aprender e para demonstrar a aprendizagem.
As necessidades individuais dos estudantes são a base para a elaboração do PEI.
A forma de ensinar também é fundamental. O professor e os responsáveis pela educação da criança precisam focar em formas de ensino acessíveis e aulas claras e objetivas.
É importante ter estratégias de ensino, métodos e materiais adequados para que o aluno possa compreender e melhorar as suas habilidades.
O ambiente escolar também deve ser adaptado e adequado para que o aluno possa participar.
Para isso, é possível seguir algumas etapas.
– Conhecer o aluno: quais são as habilidades e as necessidades de cada aluno?
Sua história, seus gostos pessoais e conhecimentos já adquiridos, além de saber o que sente mais dificuldade e ainda precisa aprender.
É preciso ficar atento e identificar como o aluno desempenha sua comunicação oral, leitura e escrita, raciocínio lógico-matemático e conhecimentos em informática e tecnologia.
O aluno pode participar ativamente dessa avaliação.
É importante saber quais são seus assuntos prediletos, o que é mais difícil ou mais fácil para ele na escola.
– Criar metas e objetivos: ter metas de curto, médio e longo prazo e acompanhar essas metas dentro de um cronograma, avaliando para ver se elas foram alcançadas.
De acordo com o perfil de cada aluno é importante avaliar o que cada estudante precisa aprender.
– Avaliação: o progresso do ensino pode ser avaliado a cada ano ou até mesmo semestralmente. Sempre que for preciso, os profissionais devem alterar o programa de ensino e a escola precisa dar suporte e ter uma estrutura adequada.
Os materiais e recursos pedagógicos precisam estar de acordo com as necessidades específicas de cada criança.
O PEI pode contribuir para o progresso educacional de uma criança e adolescente com o Transtorno do Espectro do Autismo.
Com o PEI, é possível criar um plano que ajude a pessoa com TEA a se desenvolver de várias maneiras.
Com o tempo, e dependendo do grau de autismo, alguns estudantes podem assumir maior responsabilidade e participar mais ativamente no seu plano de ensino e com isso contribuir para atingir um maior potencial educacional.
Nesse processo os pais devem participar ativamente a fim de contribuir na educação de seus filhos com TEA e dizer quais são as suas principais preocupações sobre sua educação, os pontos fortes, necessidades e interesses do seu filho a fim de deixar claro o que funcionou bem e o que não funcionou até agora.
É importante o estudante receber uma educação apropriada, quando isso acontece a um grande ganho para a vida do individuo, afinal ele irá se beneficiar dela para a vida toda.
Abaixo disponibilizamos uma cartilha e um modelo para elaboração e confecção e desenvolvimento de um Plano educacional Individualizado, que irá facilitar a conclusão do seu PEI.
PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO – CAPES – PDF COMPLETO
DOWNLOAD AQUI!
O objetivo com este material é, então, oferecer a você subsídios para uma reflexão acerca da elaboração e implementação do PEI.
Esperamos, assim, que este guia possa contribuir para os trabalhos relativos à inclusão dos estudantes que, em razão de alguma necessidade educacional especial, necessitem de um planejamento educacional individualizado.