Entre ou Cadastre-se

Entre ou Cadastre-se

Se gostou... Compartilhe!

Por que o dia 2 de abril é o dia do autismo?

Por que o dia 2 de abril é o dia do autismo?

Dia Mundial e Nacional da Conscientização do Autismo, celebrado anualmente dia 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. E instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018. A data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista, sendo fundamental a manifestação de informação de qualidade. 

É um transtorno de desenvolvimento que leva a um deficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.

Em resumo O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.

Entender melhor esse transtorno é a chave para o fim do preconceito e da percepção que cercam as pessoas com TEA, afinal elas apenas apresentam uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

A Organização Pan-Americana da Saúde afirma que uma em cada 160 crianças está no espectro autista e que o número de casos vem aumentando em todo o mundo devido à conscientização e à busca por diagnósticos. Há ainda um levantamento de que nos EUA a cada 49 crianças 1 é diagnosticada com Autismo. O Brasil ainda não quantificou oficialmente quantas pessoas têm autismo, mas a inclusão de uma pergunta específica no Censo de 2022 pode ajudar a conhecer melhor essa parcela da população e implementar políticas públicas mais eficazes, hoje estima-se que no Brasil há cerca de 2 milhões de autistas aproximadamente, 1% da população nacional. Numa visão mais ampla um novo estudo publicado na Autism Research mostra que cerca de 100 em 10.000 (ou 1 em 100) crianças em todo o mundo são diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo (TEA).

Por que o dia 2 de abril é o dia do autismo
Por que o dia 2 de abril é o dia do autismo

É crucial que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias que podem ser tratadas para o seu desenvolvimento. O tema da campanha nacional deste ano é “Mais Informação, Menos Preconceito”.

Vários projetos em análise no Senado tratam do universo do TEA, como a multa para profissionais que discriminam pessoas com autismo, a inclusão do símbolo mundial da conscientização do TEA em todas as placas de sinalização de prioridade e validade indeterminada do laudo de diagnóstico que identifica o transtornos.

O diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo.

Há autistas em todos os lugares e cada vez mais apropriados de seus direitos humanos, sociais, civis e políticos, entre outros.

Dia do Orgulho Autista

Orgulho autista é celebrado em 18 de junho, comemorado pela primeira vez em 2005 mas o caminho para inclusão ainda é longo. Em uma iniciativa do grupo Aspies for Freedom, do Reino Unido, e rapidamente se tornou um evento global, que ainda é amplamente comemorado on-line.

A data também surgiu para combater estereótipos e visões fatalistas sobre o autismo. AFF se inspirou no movimento do Orgulho LGBT. O arco-íris, símbolo do infinito, é usado como o símbolo deste dia, o que representa “a diversidade, com variações infinitas e infinitas possibilidades”.

[1] Orgulho Autista reconhece o potencial inato em todas as pessoas, incluindo aquelas no espectro do autismo.

Por que o dia 2 de abril é o dia do autismo
A bandeira do Orgulho Autista foi selecionada por votação online em 2015, a partir de uma série de ideias enviadas.

 

Produtos Relacionados

Mais Populares:

Sites Parceiros:

Comentários

4.8 4 votos
Classifique
Inscrever-se
Notificação de
guest
3 Comentários
Mais recentes
Mais antigos Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Bruna
Bruna
1 ano atrás

Top o texto! E realmente o diagnóstico cedo e aceito pelos pais muda tudo! Isaac faz acompanhamento desde 1 e5 meses e ja teve muito sucesso nas terapias .q
Parabéns…

Laís
Laís
1 ano atrás

Excelente texto, as pessoas precisam conhecer mais sobre o autismo. “O autismo não se cura, se compreende.”

webmaster
1 ano atrás
Responder a  Laís

Verdade, Laís disse tudo. Obrigada pela participação e opnião.